Membros do NEIC

André Luiz de Araújo Oliveira

Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal); Mestre e Doutor em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo PPG-AU da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), com realização de estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), atuando no Campus Jorge Amado em Itabuna. É pesquisador no grupo Organizações, Gestão e Políticas Públicas, no Centro de Humanidades, Artes e Letras- CAHL/UFRB; e no grupo de pesquisa Lugar Comum na FAUFBA, atuando na linha Urbanismo, Política e Cultura. É associado ao Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Socais (IPDMS). Tem atuado, sobretudo, nos seguintes temas: os Direitos à Cidade, os Direitos Culturais, os Direitos das Comunidades Tradicionais, e a Gestão Pública do Patrimônio Cultural Brasileiro, insertos numa abordagem interdisciplinar e multirreferencial, pautados pelo interconhecimento entre a universidade/sociedade.

Dirceu Benincá

Blog do Dirceu

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (FAFIMC), Viamão/RS (1988); Especialista em Comunicação Social pela Universidade São Francisco, São Paulo/SP (2001); Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP (2006); Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP (2010), com estágio no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal (2009). Possui pós-doutorado em Educação pela UNINOVE/Capes, com pesquisa sobre Universidade Popular. Foi professor no ITEPA, em Passo Fundo/RS, e nas Faculdades Integradas Claretianas, em São Paulo/SP. Exerceu a função de Coordenador Administrativo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim (2010 – 2013. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), atuando no Campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas. Membro do Grupo de Pesquisas Freirianas em Educação (GRUPEM) no PPGE/UNINOVE. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Educação, atuando, sobretudo, nos seguintes temas: Movimentos Sociais, Universidade Popular, Educação e Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cidadania, Comunicação Social, Religião e Sociedade.

Fabiana Souza Costa

Blog da Fabiana

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre e Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi Conselheira do Conselho Nacional de Juventude (2008 – 2009); Presidente do Centro de Estudos e Memória da Juventude (2008 – 2010); Coordenadora Geral de Relações Estudantis – SESu/Ministério da Educação. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (desde 2015) no Campus Jorge Amado em Itabuna. É autora do Livro ProUni: o olhar dos estudantes beneficiários. Tem atuado, sobretudo, nos seguintes temas: Educação Superior, Acesso à Universidade; Educação e Trabalho; Políticas Afirmativas com destaque para o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Joel Pereira Felipe

Blog do Joel

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1988), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1997) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2004). Foi Professor Adjunto do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (2007-2014) onde ocupou os cargos de prefeito universitário de Pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC (2011-2014). É Professor Associado da Universidade Federal do Sul da Bahia (desde 2014), onde ocupou o cargo de Pró-reitor de Sustentabilidade e Integração Social (2014-2017). Tem atuado, sobretudo, nos seguintes temas: habitação social, desenvolvimento urbano, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, projeto e fiscalização de obras urbanísticas e de edificações (habitação e campus universitário), mutirão e arquitetura participativa, Políticas Afirmativas e desenvolvimento sustentável.

Júlia Carvalho Dias de Gouvêa

Graduada (2007) em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade, São Paulo-SP e Mestre (2016) em Planejamento Internacional e Desenvolvimento Sustentável com foco em Resiliência Urbana, pela University of Westminster, Londres-UK. Na primeira década de sua carreira desenvolveu relevantes projetos de Arquitetura e Planejamento Urbano. Atualmente é Professora Assistente na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no Campus Jorge Amado em Itabuna-BA (desde 2018). Tem atuado, sobretudo, nos seguintes temas: assistência técnica participativa, resiliência urbana, espaços públicos, mobilidade urbana, áreas verdes, infraestrutura verde e projetos regenerativos.

Regina Soares de Oliveira

Blog da Regina

Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP,2000); Mestre (2008) e Doutora (2014) em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na docência atuou na educação básica nas redes municipal e estadual de educação na cidade de São Paulo (2003-2012). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia, no Campus Jorge Amado e Itabuna (desde 2014). Possui interesse em pesquisas que perpassem a relação e o diálogo da História com outras áreas do conhecimento como Antropologia, Sociologia, Arquitetura e Urbanismo. Possui experiência no ensino e pesquisa em História (Geral, Brasil, Cidades), Estudos Urbanos, Educação e Ensino Interdisciplinar, e tem atuado, sobretudo, nos seguintes temas: projetos e programas urbanos, com trabalho comunitário e educação popular junto aos movimentos de moradia na cidade e região metropolitana de São Paulo.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *