Quais os objetivos do NEIC?

No NEIC nós queremos ampliar as oportunidades para que se efetive um acesso qualificado aos benefícios da implantação de uma Universidade Popular no sul da Bahia, implantando um Núcleo acadêmico que integre Extensão, Pesquisa e Ensino, para:

  1. a elaboração de estudos sobre a realidade local, baseados no levantamento e registro de políticas públicas multissetoriais aplicadas à região, implantando um processo de avaliação e monitoramento dessas políticas, tendo como método a apropriação dos dados de maneira compartilhada e participativa unindo universidade e sociedade.
  2. a elaboração e participação da implantação de políticas, projetos e propostas de atuação da Universidade nas e junto às comunidades mais vulneráveis (favelas, ocupações irregulares em encostas de morros e beira rio, comércio informal, população em situação de rua).
  3. a formação e a capacitação de gestores governamentais e não-governamentais que elaboram e executam políticas públicas.
  4. dialogar com as dimensões culturais da cidade, seja nos seus aspectos físicos, como o patrimônio arquitetônico e cultural – do edifício ao terreiro -, na apropriação dos espaços públicos; ou numa dimensão que dialogue com as culturas identitárias urbanas – “periféricas” étnico-raciais e identitárias.
  5. levantar, qualificar e compartilhar as boas práticas relacionadas à produção de alimentos saudáveis e em processos sustentáveis, das e junto às comunidades urbanas e adjacentes às cidades na área de atuação da UFSB.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *