“Marcha virtual pela vida”, ativa um manifesto nacional e une a universidade a povos tradicionais.

Foi realizada uma convocação para uma Marcha Virtual pela Vida para o dia 9 de junho de 2020 que marcasse a criação dessa Frente pela Vida. Dezenas de entidades – que representam organizações científicas, profissionais, sindicais, acadêmicas e ONGs – lançaram um Manifesto que conclama a sociedade brasileira a exigir:

[…] de toda a sociedade, especialmente de governantes e representantes do povo, o exercício de uma cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e da dignidade humana, baseada na democracia e na busca de soluções conjuntas para o bem comum de toda a população”.

Em nossa região, foi realizado o debate “Modos de cuidar e saberes do território”, com a participação de Cacique Babau, Andreia dos Santos, Joelson Ferreira e Dirceu Benincá (membro do NEIC). A mediação foi feita por Tássio Ferreira, também da UFSB.

Reproduzimos a seguir o “Manifesto pela vida” e seus fundamentos:

Frente pela Vida, para a qual todos os setores da sociedade brasileira estão convidados a participar, está baseada nos seguintes pilares:

O direito à vida é o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza;

As medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia da COVID-19 devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal;

O Sistema Único de Saúde – SUS é instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde;

A solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna;

É imprescindível para a vida no Planeta a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, garantindo a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável;

A democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas e todos os brasileiros.

Acompanhe nos links inseridos neste post e participe também de futuros eventos. É possível se manifestar, mesmo #FicandoEmCasa.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *