Por iniciativa da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades o NEIC vai coordenar a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos de Ilhéus, por meio de seu coordenador Prof. Joel Felipe.
A elaboração do PMRR está prevista em um cronograma de 18 meses (fevereiro de 2024 a julho de 2025) e pretende dotar o município de Ilhéus de um instrumental fundamental para reduzir, mitigar e até eliminar os riscos de desastres que hoje está sujeito.
O município de Ilhéus está localizado em uma região propensa a diversos tipos de desastres motivados por causas naturais associados à intervenção antrópica (dos seres humanos) no território. Ilhéus apresenta características que a tornam suscetível a eventos de origem geológica e hidrológica como deslizamentos de terra, desabamentos, escorregamentos e inundações.
A topografia acidentada, principalmente das áreas urbanas do município, aliada à intensidade das chuvas que se encontram em intensidade e duração totalmente diferenciados dos tradicionais, a partir de 2021, contribui para o aumento desses riscos, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas. Dentre as áreas mais afetadas estão aquelas localizadas em encostas que aumentam a vulnerabilidade das comunidades.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), monitora 872 municípios no país, que foram incluídos em sua Base Territorial Estatística de Áreas de Risco (BATER). Ilhéus está entre eles, o município, informava que a população exposta em áreas de risco a inundações, enxurradas e deslizamentos era de 11.285 pessoas em 2010.
- População de Ilhéus 2010: 184.236
- Áreas de risco inscritas no BATER: 23
- Domicílios em risco: 3.281
- População em risco: 11.285
A proteção das comunidades contra esses eventos é fundamental para garantir a segurança dos moradores e minimizar suas perdas e é fundamental a sua relação com os órgãos públicos municipais responsáveis por lidar com a gestão de riscos.
Os moradores dos Altos de Ilhéus e a Defesa Civil municipal estão convidados a participar com a equipe técnica do PMRR para essa tarefa difícil mas essencial para a resiliência da cidade e do planeta.
Em 12/dezembro/23 foi realizado em Brasília um encontro que envolveu o Ministério das Cidades, as 16 Universidades encarregadas de elaboração dos PMRRs e as Defesas Civis de 20 municípios que serão contemplados.