No último dia 12/06 a equipe do PMRR Ilhéus realizou a reunião de devolutiva do Plano para os moradores do Alto do Carvalho. A reunião aconteceu na Igreja Assembleia de Deus e foi conduzida pelo coordenador do projeto, Professor Joel Felipe, que esclareceu aos presentes sobre as propostas elaboradas pela equipe. Também participaram do encontro Daniel Miranda, engenheiro civil, Edvaldo Santana, psicólogo do projeto e a estagiária Lívia.
Professor Joel Felipe apresenta as propostas de intervenção aos moradores do Alto do Carvalho (Imagem: equipe do PMRR). |
Foto aérea do Alto do Carvalho com a definição dos setores de risco (Imagem: equipe do PMRR).
As observações obtidas no Plantão Comunitário, na Vistoria Guiada e nas imagens de terrenos captadas com drones permitiram a especificação das características das formas de relevo e outras variáveis ambientais para cada setor do Alto do Carvalho, estudo fundamental que embasou as propostas de atuação para a diminuição dos riscos de desastres.
Vista de uma das áreas do Alto do Carvalho que demanda obras. (Imagem: Equipe PMRR)
As intervenções na área da imagem acima devem contemplar:
i) Cortina atirantada (de concreto) seguida de remodelagem da encosta;
ii) Proposição de espaço de convivência (praça) em substituição às construções em risco e desabitadas;
iii) Recomposição de piso e construção de passarelas servidas de guarda-corpo e calhas superficiais para coleta e condução de águas pluviais;
iv) Instalação de tubo interceptor de esgoto;
Vista de uma encosta do Alto do Carvalho que demanda obras. (Imagem: Equipe PMRR)
Para uma segunda encosta do Alto do Carvalho, a proposta de intervenção apresenta a utilização de soluções baseadas na natureza, como os jardins de chuva, para retenção e escoamento da água da chuva nos pontos altos para evitar a formação de enxurradas nos barrancos e diminuir a quantidade e velocidade de água que chega nas avenidas dos vales de Ilhéus, nesse caso, na Avenida Ubaitaba.,. Nessa imagem podemos observar:
– Muro de contenção com solo grampeado verde, com escadarias hidráulicas;
-Coletor de esgoto no topo da intervenção seguida de receptores-condutores de águas pluviais;
Vista da passarela e jardim a serem criados após a realocação de moradias de uma das áreas de risco (Imagem: Equipe PMRR)
Pensando em melhorar as condições de socialização, acessibilidade e criar espaços coletivos para a convivência entre os moradores de todas as idades, foram pensadas soluções que pudessem reorganizar espaços que hoje se caracterizam com alto risco. Dessa forma, na imagem apresentada acima, as soluções contemplam uma proposta de praça/espaço de convivência/mirante como promotor de novas integrações e socialização entre os residentes.
Após assistir a apresentação e observar as imagens dos mapas com as intervenções propostas, os moradores demonstraram interesse, tiraram dúvidas e esclareceram à equipe sobre suas principais expectativas.
Eng. Daniel auxilia os moradores a localizarem as suas moradias em relação às intervenções propostas. (Imagem: Regina Oliveira)
Moradoras fotografam as intervenções propostas para guardar e difundir com os vizinhos. (Imagem: Regina Oliveira)
O psicólogo Edvaldo observa o interesse dos moradores e esclarece suas dúvidas. (Imagem Regina Oliveira)
Na ocasião da reunião, também foi apresentada aos moradores a proposta de construção do NUDEC – Núcleo Comunitário de Defesa Civil no qual diversos membros da comunidade se prontificaram a atuar. Para a formação do NUDEC, em breve será realizada capacitação dos interessados pela equipe do PMRR Ilhéus.